Bom, 2016 é um ano apocalítico mesmo. Cá estou eu com uma resenha (que é algo bem mais elaborado que uma dica) para dizer a vocês que eu ganhei um novo mangá favorito!
"Mas, Vivi-chan, não era Moe Kare!!?"
"Era sim, mas eu meio que coloquei ele no meu segundo lugar"
Hirunaka no Ryuusei
Conversas comigo mesma a parte, venho vos falar de HNR. É um mangá relativamente recente, que me fez lembrar porque eu amava tanto shoujo e ainda amo. Sobre a história, vou fazer minha própria sinopse confusa, vamos ver se faço direito...
![]() |
Suzume e Shishio (Shipp: Shizume) |
Começamos com uma premissa relativamente clichê: uma garota do interior se mudando para a cidade grande e (surpresa!) se perdendo logo de cara na cidade só para ser salva/encontrada/ajudada por um boy magia super gato. Até aí tudo ok, nada de diferente, além do fato da protagonista (Suzume) ter uma personalidade relativamente peculiar. Bem, Suzume é do interior e ela não é exatamente delicada ou extremamente feminina, ela também costuma ter cara de paisagem, sabe, nesse mangá você vai ver expressões de raiva, susto, descontentamento, encantamento e vergonha na cara de todos os personagens, menos na de Suzume, mas isso não quer dizer que ela não está sentindo nada, pelo contrário, ela é sim sentimental. Por isso, às vezes ela está sentindo alguma coisa e você como leitor não nota, o que faz com que ela tenha uma atitude que te surpreenda, que você não esperava. Ou seja, não é só o garoto em questão que tá com a cara no sol, você também baby.
![]() |
Suzume e Mamura (Shipp: Mazume) |
Enfim, continuando... Depois de coincidências bastante convenientes, descobrimos que o boy magia é na verdade professor na escola da Suzume (o novinho é veinho, mas um veinho mucho gato), seu nome é Shishio, mas sacomé, o nome vira Sensei. Até aí, tudo é mais do mesmo, mas algo me prendeu nesse primeiro capítulo e isso foi a introdução direta do Mamura. Tá, não tem nada de mais, apenas o esforço da autora em mostrá-lo logo no primeiro capítulo, meio que dizendo "Estão vendo esse aqui? Ele vai ser importante" e como para bom intendedor, meia palavra basta, já sabemos que vai ter triângulo amoroso sim. Agora o que Hirunaka tem de tão incrível é como ele desenvolve todo esse triângulo.
A questão é que você está acostumado com a fórmula mágica e aquela historinha com a protagonista se apaixonando, o cara gostando dela também, acontece alguma coisa (ex-namorados, problemas de família, problemas de trabalho etc...) aí aparece o garoto perfeito gostando da protagonista, sendo um príncipe a todo momento e no final ela diz que continua amando o primeiro e volta para ele, deixando o cara que foi um príncipe para ela durante a história inteira de coração partido. FIM.
Aqui a fórmula muda. Quando a fórmula é usada, nós sabemos desde o começo quem a protagonista ama e com quem, cedo ou tarde, ela vai terminar ficando. Mas lembram que eu disse que a Suzume não tem expressão? Então, ela dificilmente nos dá dicas sobre o que está realmente sentindo. Tudo o que temos são seus pensamentos carregados de confusão.
Voltando para a parte do desenvolvimento, outra coisa legal é que não há necessidade de você ver todos os personagens em todos os capítulos.
"Como assim, Vivi-chan?"
Pensem assim, enquanto Suzume está com Shishio, ela está só com Shishio. Vocês nunca vão ver o Mamura aparecer coincidentemente do nada, não vão ver ele atrapalhando os momentos dos dois e vão ver ele realmente respeitando com quem a Suzume quer estar, de quem ela gosta e o que ela quer fazer. A mesma coisa para o Shishio. Quando acontece algo do tipo, o lance é natural.

Na verdade eu meio que queria encher esse artigo de spoilers e falar como o desenvolvimento dos sentimentos de Suzume foram bem feitos (há pistas no mangá inteiro sobre o que ela está realmente sentindo, mas você deve ler tudo pelo menos duas vezes para notar -eu já li 4 vezes-).
A própria moral do mangá (tem tipo isso no fim, com todo o lance da estrela cadente) é um grande spoiler de com quem ela fica.
Por fim, quero dizer que AMO esse mangá, ele é meu xodó e eu espero que se você for ler, goste tanto quanto eu. Shippe com sabedoria, eu fui feliz no final, espero que você seja também e não esqueça de ler os extras! Eles acrescentam muito ao final da história.
Só ressaltar que acho o traço dessa autora maravilhoso, principalmente nos personagens masculinos. Shishio e Mamura são maravilhosamente belos.
É isso, se quiser ler, o mangá está disponível por completo para leitura online na Union Mangás, Mangás Host e devo dizer que ainda falta um extra (o melhor!) ser postado em ambos os sites. Ele é o mais recente e só está disponível em espanhol até então, no Hirunaka no Fansub.
Abraços, espero vê-los em breve.
By: Vivi-chan
Nossa eu tinha acabado de terminar esse manga quando eu vim aqui no blog e vi ele aqui eu fiquei tipo *-*! Gente esse manga é muito cute! Consegui dar altas risadas com ele, me senti emocionada! Suzume é muito forte! E o tio dela? Um dos melhores personagens! Me fez rir tanto kkkkk. E eu ainda adorei o modo de como a Suzume sai do normal quando o assunto é protagonista. Já que o normal de uma protagonista shoujo é ela fofa, baixinha, toda cute. Mas a Suzume não! Ela é alta, são raros os momentos que ela parece fofa e ela é toda divertida e não liga para a aparência! Eu realmente gosto de mangas assim! HNR foge dos padrões e eu amo isso. Me lembra um pouco de Suki-tte Ii Na Yo já que a protagonista aqui é diferente, só que ele tem aquela coisa de o cara gostar da esquisitona e depois ela fica bonita e tals. De qualquer jeito, HNR é apaixonante e recomendo para qualquer pessoa <3.
ResponderExcluirPoderia me recomendar alguns mangas shoujo que foge um pouco do padrão e te prende na leitura?
Obrigado e bjs.
Fico feliz que tenha gostado da resenha e apreciado esse mangá maravilhoso *-*
ExcluirOlha, HNR tá no meu top junto com Moe Kare!!, se você não leu o segundo, deveria. A parte final é muito boa, você realmente vai querer torcer para um dos garotos.
Recentemente tenho lido shoujo's do ano. Fica difícil indicar porque eles estão em andamento e me sinto meio mal em indicar algo que não li por completo... Maaaas fiquei viciada em Nanohana no Kare, a protagonista (para ser sincera) não é muuuuito longe do padrão, na verdade ela é até meio irritante por não contar as coisas logo, mas é esse jeito dela que causa os conflitos e o enredo. Se me perguntar porque Nanohana no Kare, diria que é porque é algo realmente diferente. Cada capítulo termina com algo chocante que te faz desesperadamente querer ler o próximo. Nenhum personagem é perfeito, TODOS (inclusive os garotos!) tem falhas na personalidade - uns mais que outros - e isso traz realismo a história. Mesmo que não dê para se identificar, você entende pq eles agem daquele jeito. E, bom, é um mangá com bastante drama, mesmo quando ele está sendo fofo você sente que há drama. Eu gostei. Espero que você goste também.
Minha dica tbm é para que você leia o que puder em português e acompanhe o resto no espanhol (eles lançam bem mais rápido que as scans BR, e como sou um desastre em inglês...)
Em espanhol: http://www.tumangaonline.com/visor/Nanohana+no+Kare-/10485/48/709/1
Em português, basta botar o nome do mangá no Mangá Host que você deve encontrar. Moe Kare!! está disponível na scan Mangás Space.
http://euinsisto.com.br/mangasspace/?page_id=311
Bjsss, desculpe a demora para responder --'
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAHh, eu também amo este manga! Principalmente pelo final surpreendente. Eu realmente gosto de Shoujos, mas eu estava tão "blé" para o mesmo destino que o boy 2 leva, que não estava dando muito para esse manga aqui também. Quando eu vi que no final ela escolhe quem eu shippei o manga todo eu quase morri! Foi para no meu 1ª lugar.
ResponderExcluirFora que o ultimo cap foi filé ;)
Super recomendo! Adorei a resenha!
Quero revelar nomes e spoilers mas vou resistirrrr!
ExcluirLeia o extra em espanhol, sério, ele é maravilhoso <3 Fecha o shipp com chave de ourooooo *-*
Olha a historia foi bem bosta mais so o fato dela ter ficado com o boy q eu queria valeu tbm tava na mesma situação q vc a história fica previsivel geral mente adorei sqn tanto
ExcluirEu amo !!! Meu mangá favorito !!!
ResponderExcluirEu fiquei um bom tempo assistindo dorama dai quando entrei e vi fiquei muito feliz e ver esse mangá maravilhoso a aqui !!
Eu amo !!! Meu mangá favorito !!!
ResponderExcluirEu fiquei um bom tempo assistindo dorama dai quando entrei e vi fiquei muito feliz e ver esse mangá maravilhoso a aqui !!
Estou lendo e adorando
ResponderExcluirE mds todos esses coments e essa resenha vou morrer antes de chegar n final
ResponderExcluirEu tenho um medo absurdo de ler esse mangá, porque eu não gosto de romance entre professor e aluna, mas tô vendo comentários tão bons que acho que me arriscarei. Vemk, o romance daquele que ela fica é bem construído né? Ou ela gosta de 1 e do nada começa ser interessar pelo outro e fica com ele? Eu sou bem chatinha com romances HAUSHUAA
ResponderExcluirPode se jogar, vale muito a pena. É tudo bem construído e desenvolvido, tanto que achei bem mais natural do que muuuitos mangás.
ExcluirEu tenho um medo absurdo de ler esse mangá, porque eu não gosto de romance entre professor e aluna, mas tô vendo comentários tão bons que acho que me arriscarei. Vemk, o romance daquele que ela fica é bem construído né? Ou ela gosta de 1 e do nada começa ser interessar pelo outro e fica com ele? Eu sou bem chatinha com romances HAUSHUAA
ResponderExcluirGeeeeeeenteeeeeeee, super amo esse mangá. *_*
ResponderExcluirVirou meu segundo mangá favorito, de tão bem que a história é construída e com acontece o romance e de como você fica confusa junto com a prota para saber quem você realmente quer, mas meu shippe deu certo *_*
Li ele em um dia de tão boa e envolvente que é a história. Amo demais ele, está em my heart 😍
Até eu que estou um tempão sem ler mangá, bateu uma vontade imensa de ler e se a Vivi-chan disse que é bom, então deve ser bom mesmo <3
ResponderExcluirMEU DEUS DO CÉU VIVI-CHAN DEUS TE ABENÇOE PQ EU TO AMANDO ESSE MANGÁ, VIROU MEU FAVORITO AAAA
ResponderExcluirMas sério, acho que nunca sofri tanto com um triângulo amoroso e pense que é um de respeito, não é só um que te enrola poucos capítulos mas cê já sabe com quem vai ficar.
Muito obrigada por essa recomendação!
P.S: Ainda não sei dizer com que eu shippo mais ela socorrr, quero os dois pra mim