Quando assisti ao anime de Ano Hana foi por acaso. Eu estava procurando um anime curto para ver e como eu sempre acho que animes de nomes grandes costumam ser bons, eu resolvi arriscar, e adivinhem.... Eu AMEI!! Ano Hana me arrancou lágrimas, sorrisos, enfim... A Menma se tornou uma personagem inesquecível para mim.
Título: あの日見た花の名前を僕達はまだ知らない。/ Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (Ano Hana)
Roteiro/Arte: Mari Okada/ Mitsu Izumi
Gênero: Drama, Psicológico, Romance, Shounen, Slice of Life, Sobrenatural, Tragédia
(Anime - 11 episódios // Mangá - 3 volumes - Licenciado pela JBC)
Sinopse: Amigos inseparáveis. Esses eram Jinta Yadomi (Jintan), Meiko Honma (Menma), Naruko Anjou (Anaru), Atsumu Matsuyuki (Yukiatsu), Chiriko Tsurumi (Tsuruko) e Tetsudo Hisakawa (Poppo). Entretanto, após a morte inesperada e prematura de Menma, tudo muda. Cada um vai para o seu lado e nenhum deles tem coragem de se reunir novamente. Alguns anos depois, o espírito crescido de Menma aparece para Jintan e só descansará em paz quando ele atender o seu desejo.
O que eu achei: A história de Ano Hana trata de espiritismo, mas sem nenhuma concepção religiosa disso. A ideia é bem simples: o espírito de Menma volta e seu objetivo é realizar um desejo não concretizado em vida, na verdade, Menma volta para cumprir uma promessa que fizera à mãe de Jintan. Entretanto, ela acaba fazendo muito mais coisas na vida desses cinco amigos.
Os demais personagens são muito bem trabalhados. Cada um deles. Evitando-se ao máximo a incoerência entre suas personalidades e conflitos pessoais. A Anaru sente remorso por achar que teve culpa na morte de Menma, assim como o próprio Jintan, que se sente o mais culpado de todos. Além deles, a Tsuruko e o Yukiatsu sentem que também tiveram culpa por ajudarem a criar o clima de tensão no dia da morte de Menma. Não cito diretamente o Poppo, porque ele era muito crianção, embora depois de crescido não tenha mudado em nada, já que ele chama e ainda "vê" Jintan como o "líder" dos Super Protetores da Paz (já que era assim que eles se autointitulavam).
Resumindo, Ano Hana é uma das histórias mais emocionantes e sensíveis que já vi, e olha que eu já vi muitos animes na minha vida!! Queria poder ter uma vida toda para assistir todos, mas me contento com os especiais e os marcantes como esse que acabei de apresentar para vocês. Espero que vocês saiam correndo desesperados (brinks!! ;D) para assistir ao anime e ler o mangá (caso consigam comprar nas bancas)!!
Onde encontrar: Bom, como ver anime é bem mais fácil do que ler o mangá, deixo aqui alguns links de onde ver online. Para quem tem o aplicativo Giganima baixado no celular ou tablet, pode assistir por ele tranquilamente. Mas para quem não tem, é possível assistir Ano Hana no site do Animeq, Super Animes, etc. Já para aqueles que preferem fazer o download, basta acessar o site do Anbient e baixar os episódios. Então, minna... é isso... Até a próxima e um ótimo fim de semana para vocês. Kissu...
By Kawa Chan